"Sou uma mulher madura, que as vezes brinca de balanço.
Sou uma criança insegura, que as vezes anda de salto alto."
(Martha Medeiros)

Este Blog tem por objetivo catalogar minha caminhada nesta jornada diária na busca incessante pelo auto-conhecimento e compreensão das coisas com a ampliação de consciência. Esta tarefa faz parte do meu exercício de auto-disciplina e comprometimento comigo mesma.


Sigo meu caminho, um dia de cada vez, colocando cada coisa em seu lugar, re-organizando aos poucos toda a minha existência. Mas... de que forma??? Condição sine-qua-non ou regra de ouro: Nunca fazer ao outro aquilo que não gostaria que o outro me fizesse. Deixar a ansiedade e o orgulho de lado, controlar o ego e exercitar o perdão.

Simples, mágico e divertido... com certeza!!!

Por fim, decidi fazer um diário emocional onde irei registrar minhas impressões sempre que algo relevante chacoalhar minha estrutura sinestésica feminina, cujo título não podeia ser outro, senão O DIVÃ DE VALERIA KENCHICOSKI.

Valeria Kenchicoski - março/2010.

sexta-feira, 30 de abril de 2010

HAPPY BIRTHDAY

Passei os últimos dias em constante questionamento, sentimentos embaralhados, enfim... então lembrei-me que na época de escola – a uns 15 anos atrás – quando eu me sentia assim eu recorria à um pedaço de papel com uma caneta... e ali tudo se dissipava, a medida em que as letras se transformavam em palavras, compondo e recompondo meus sentimentos, angústias, desejos e alegrias...

Após me sentir ouvida e compreendida por aquela caneta e aquele pedaço de papel, eu os eliminava, assim como numa sessão de psicanálise, onde o ato de rasgar e me desfazer de tudo o que havia acabado de escrever funcionasse como sigilo e ética profissional... então resolvi me utilizar deste recurso mais uma vez, após tantos anos... longos anos...

O ano de 2009 foi fundamental na edificação de meu aprimoramento moral, pessoal, intelectual, emocional e profissional. Com certeza mais que absoluta, foi um ano “divisor de águas”.

Percebi nitidamente que se tudo no universo é harmonia, eu é quem precisava me tornar capaz de compreender esta harmonia. A vida, assim como o universo, não pára. Tudo segue o seu curso.

Está claro que depende de cada um o desejo de crescer, a vontade de mudar. Esse processo é muito lento e, às vezes, chega ao ponto de quase parar por causa dos bloqueios que aceitamos, das idéias em que acreditamos.

Durante todo o primeiro quadrimestre deste ano de 2010 fiz um balanço de todos os acontecimentos desta minha atual jornada... passado, presente e futuro. Para isso, parti do princípio que no universo não há limites entre tempo e espaço. Assim sendo, certamente criamos, re-criamos e co-criamos as nossas realidades.

Assim, comecei a descobrir uma verdade muito maior. Uma força interior que nos guia e orienta. E sabe o que esta força me mostrou? Que estava na hora de eu perceber a minha verdade. Que eu já estava madura o bastante para enxergar e aprender as leis imutáveis que funcionam no universo.

Neste momento, visualizo certezas que antes eu não visualizava. Hoje sei, por exemplo, exatamente o que eu definitivamente não quero para minha vida. Que maravilha!!!

Até pouco tempo atrás seria impossível eu estar em condições de responder à esta simples pergunta. O fato é: ter certeza do que não se quer já é um grande passo para o auto-conhecimento. Daí por diante, ficou menos complicado decidir o que realmente quero como projeto de vida.

E assim sigo meu caminho, um dia de cada vez, colocando cada coisa em seu lugar, re-organizando aos poucos toda a minha existência. Mas... de que forma???

Condição sine-qua-non ou regra de ouro: Nunca fazer ao outro aquilo que não gostaria que o outro fizesse p/ você. Deixe a ansiedade e o orgulho de lado, controle o ego e exercite o perdão. Simples assim...

Hoje, dia 30 de abril de 2010, inicia-se meu novo ano pessoal. O aniversário de uma pessoa é o marco de uma nova etapa em sua vida. O Sol volta ao mesmo ponto em que se encontrava no dia de seu nascimento. A análise deste instante mostra quais características serão marcantes nos dozes meses seguintes, o período que vai entre um aniversário e outro. Especialmente, é um ano que marca um novo ciclo de nove anos. É uma fase de novos começos.

Por este motivo, escolhi esta data. A partir de hoje optei em catalogar minha caminhada nesta jornada diária na busca incessante pelo auto-conhecimento e compreensão das coisas com a ampliação de consciência. Esta tarefa faz parte do meu exercício de auto-disciplina e comprometimento comigo mesma.

Vai ser simples, mágico e divertido... tenho certeza!!! Aliás, eu estava mesmo procurando uma ocupação diferente para desenvolver ao longo deste ano. Pensei em artesanato, costura, curso de qualquer coisa, academia... enfim, está decidido: Farei um diário do meu novo ano pessoal durante os 365 dias de minha vida em que estarei inserida nos meus 35 anos de idade. Será que agüento fazer um diário de verdade, durante 365 dias a partir de hoje?

Ahhh... já ia me esquecendo... PARABÉNS p/ mim!!!

Valeria Palma – 30/04/2010.

2 comentários:

  1. Fiquei maravilhada com o teor deste texto! Ele reflete muito do que você “É” como pessoa, tem sido um enorme aprendizado estar acompanhando a sua evolução, cada vez mais intensa e radiante esta luz que emana d’alma... à sua alma.
    Fica fácil reviver em seus textos, momentos especiais como este, o da infância e/ou adolescência, um diário, é muito apropriado, para todos nós, haja vista a facilidade com a qual esquecemos a maneira como pensávamos e como agora fazemos uso dos momentos que nos ocorrem, sejam estes de alegria, dor, serenidade ou ira. Esta sua nova experiência deve servir de exemplo, para que todos nós aprendamos a fazer uma releitura de si, quem na verdade somos e por que permitimos que tantas transformações ocorram, e assim sendo, só permitamos que sejamos transformados, somente por forças que nos impulsionem ao NOVO, de maneira salutar, racional e de livre opção. Para que não sejamos roubados de nós mesmos. Obrigada por partilhar esta rica experiência única em sua vida, tão peculiar e tão profícua para aqueles que não temem o auto-conhecimento. Valéria mulher coragem ou simplesmente mulher?! E é claro como esquecer parabéns para você sim, porque você merece!

    ResponderExcluir
  2. Incrivel!!! Conhecia uma Valéria,mas não esta tão especial e tão intelectual.
    Pena seu padrinho não estar aqui "fisicamente" para participar com muito orgulho desta sua nova fase de "jornada diaria na busca do auto-conhecimento".
    Isso sim é poder dizer :"Linda por dentro e por fora"como dizem as pessoas ao descrever o q é completo.
    Tenho certeza q este seu diário,será o primeiro de muitos" livros " q serão lançados com muito sucesso

    Bjus e....Parabèns em dobro.

    Ana Maria

    ResponderExcluir