"Sou uma mulher madura, que as vezes brinca de balanço.
Sou uma criança insegura, que as vezes anda de salto alto."
(Martha Medeiros)

Este Blog tem por objetivo catalogar minha caminhada nesta jornada diária na busca incessante pelo auto-conhecimento e compreensão das coisas com a ampliação de consciência. Esta tarefa faz parte do meu exercício de auto-disciplina e comprometimento comigo mesma.


Sigo meu caminho, um dia de cada vez, colocando cada coisa em seu lugar, re-organizando aos poucos toda a minha existência. Mas... de que forma??? Condição sine-qua-non ou regra de ouro: Nunca fazer ao outro aquilo que não gostaria que o outro me fizesse. Deixar a ansiedade e o orgulho de lado, controlar o ego e exercitar o perdão.

Simples, mágico e divertido... com certeza!!!

Por fim, decidi fazer um diário emocional onde irei registrar minhas impressões sempre que algo relevante chacoalhar minha estrutura sinestésica feminina, cujo título não podeia ser outro, senão O DIVÃ DE VALERIA KENCHICOSKI.

Valeria Kenchicoski - março/2010.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

EQUILÍBRIO

O grande poeta e filósofo Rumi certa vez aconcelhara seus discípulos a escrever as três coisas que mais queriam na vida. Se qualquer item desta lista estivesse em conflito com o outro, avisava Rumi, o autor estava fadado à infelicidade. Melhor viver uma vida com um único foco, ensinou ele.

Ao ler isto, simplesmente entrei em “parafuso”...
Saúde, Paz e Prosperidade – conflito.
Calma, Paciência e Tolerância – conflito.
Amor, Cumplicidade e Respeito – conflito.
Espiritualidade, Temperança e Resignação – conflito...
Amizade, Sinceridade e Respeito – conflito...
Perdão, Gratidão e Controle do Ego – conflito... conflito... conflito!!!

Todos estes desejos pareciam conflitantes entre si.

Afinal, o que é mais importante? A parte de mim que deseja ter uma casa bacana, uma cama macia, o desejo de tomar longos e intermináveis banhos numa banheira de hidro-massagem coberta com pétalas de rosa sob um teto solar em forma piramidal, ter o carro do ano e nele curtir muitas viagens pelo mundo afora, estar sempre linda e bem sucedida profissionalmente, etc... ou...

A parte de mim que quer acordar bem cedinho, antes do sol nascer, para iniciar um longo dia de meditação e prece, estendendo esta paz e equilíbrio ao longo do meu dia e contagiando à todos que eu encontre??? Como me manter “zen”, quando tenho a minha conta bancária “estourada” por conta do crédito do meu salário que simplesmente foi transferido do primeiro para o quinto dia útil do mês e eu recebo esta informação do presidente da empresa onde trabalho, via e-mail, às 16:30 horas, em plena sexta-feira???

Adeus final de semana!!!

Mas e quanto às vantagens de se viver em harmonia entre extremos, o tão famoso EQUILÍBRIO??? Me questiono se de alguma forma eu pudesse criar uma vida abrangente o bastante para sincronizar opostos aparentemente incongruentes em uma visão de mundo que não excluísse nada... seria simplesmente mágico... TDB (tudo de bom)!!!

A minha verdade é exatamente única: DESEJO VIVENCIAR AS DUAS COISAS!!!

Desejo os prazeres do mundo e a transcendência divina – simultaneamente. Desejo de forma avassaladora as glórias duais da vida humana. Desejo aquilo que os gregos chamam de “kalos kai agathos” – o perfeito equilíbrio do bom e do belo.

Quanto à maneira de equilibrar a ânsia de prazer com o desejo de devoção... com certeza haverá uma maneira de aprender a fazer isso. Portanto, decidi parar de tentar escolher e entreguei minhas dualidades ao Universo... Ele (o Universo) com certeza me concederá o equilíbrio que tanto procuro... mesmo que eu não saiba como.
por Valeria Palma em 04/01/2009.

Um comentário:

  1. Valéria eu aprendi que de fato, qdo desejamos algo de todo coração o universo conspira a nosso favor, contudo é preciso estar aberto, para receber o presente. Quem me alertou para isto?! Vc amiga, obrigada por tudo!

    ResponderExcluir