"Sou uma mulher madura, que as vezes brinca de balanço.
Sou uma criança insegura, que as vezes anda de salto alto."
(Martha Medeiros)

Este Blog tem por objetivo catalogar minha caminhada nesta jornada diária na busca incessante pelo auto-conhecimento e compreensão das coisas com a ampliação de consciência. Esta tarefa faz parte do meu exercício de auto-disciplina e comprometimento comigo mesma.


Sigo meu caminho, um dia de cada vez, colocando cada coisa em seu lugar, re-organizando aos poucos toda a minha existência. Mas... de que forma??? Condição sine-qua-non ou regra de ouro: Nunca fazer ao outro aquilo que não gostaria que o outro me fizesse. Deixar a ansiedade e o orgulho de lado, controlar o ego e exercitar o perdão.

Simples, mágico e divertido... com certeza!!!

Por fim, decidi fazer um diário emocional onde irei registrar minhas impressões sempre que algo relevante chacoalhar minha estrutura sinestésica feminina, cujo título não podeia ser outro, senão O DIVÃ DE VALERIA KENCHICOSKI.

Valeria Kenchicoski - março/2010.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

07/07/2010

Não será novidade alguma se eu escrever aqui que acordei “azeda”... no pico do estresse. A TPM e o cansaço excessivo estão me aniquilando. Sabia que o estresse está presente na rotina de 30% dos trabalhadores brasileiros, segundo o economista e consultor Arthur Dazzani, especialista em gestão de pessoas? A incidência repetitiva de momentos estressantes negativos leva à exaustão física e mental, conhecida como Síndrome de Burnout, com conseqüências diretas nos resultados das empresas e entre elas os elevados índices de absenteísmo... Eu mesmo já estou com duas funcionárias afastadas pelo INSS e por tempo indeterminado.

Na verdade, acho que sou movida pelo desespero. Mas para mim, na palavra desespero estão embutidos alguns outros adjetivos, como por exemplo, melancolia, depressão, medo, privação e desesperança. Definitivamente não gosto de me sentir assim. Em seguida dou de cara com a ansiedade e a preocupação.

Quando me sinto assim é como se minhas forças se esvaíssem por entre os dedos das mãos. Minha mente fica paralisada e me sinto incapaz de criar estratégias e/ou resolver problemas com ousadia. O pior é que eu tenho plena certeza de que quando me sinto assim, em 90% dos casos acabo me vendo obrigada, mesmo que eu não saiba como, a refazer tudo novamente... é o famoso RETRABALHO.

Nessas horas, procuro não fazer nada. Simplesmente fico à espera que estas emoções negativas se afastem, de modo que a harmonia, a esperança e o otimismo sejam reestabelecidos.

É isso. Hoje foi um dia em que procurei desacelerar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário