"Sou uma mulher madura, que as vezes brinca de balanço.
Sou uma criança insegura, que as vezes anda de salto alto."
(Martha Medeiros)

Este Blog tem por objetivo catalogar minha caminhada nesta jornada diária na busca incessante pelo auto-conhecimento e compreensão das coisas com a ampliação de consciência. Esta tarefa faz parte do meu exercício de auto-disciplina e comprometimento comigo mesma.


Sigo meu caminho, um dia de cada vez, colocando cada coisa em seu lugar, re-organizando aos poucos toda a minha existência. Mas... de que forma??? Condição sine-qua-non ou regra de ouro: Nunca fazer ao outro aquilo que não gostaria que o outro me fizesse. Deixar a ansiedade e o orgulho de lado, controlar o ego e exercitar o perdão.

Simples, mágico e divertido... com certeza!!!

Por fim, decidi fazer um diário emocional onde irei registrar minhas impressões sempre que algo relevante chacoalhar minha estrutura sinestésica feminina, cujo título não podeia ser outro, senão O DIVÃ DE VALERIA KENCHICOSKI.

Valeria Kenchicoski - março/2010.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

11/07/2010

Hoje, essencialmente, pratiquei o “nadismo”. Domingo é sempre o dia de fazer um balanço da semana anterior, bem como planejar a semana que está por vir.

Hoje também foi a final da Copa do Mundo de Futebol na África do Sul, cujos finalistas eram Espanha e Holanda... Quem levará a melhor? La Fúria Espanhola ou a Laranja Mecânica? A partida terminou com a Espanha Campeã da Competição depois de uma vitória na prorrogação por 1 a 0. ESPAÑA, O PAÍS DO OLÉ, CAMPEÃ... VIVA LA FÚRIA!!! FERVE O SANGUE ESPANHOL!!! Holanda, país Tri-vice-campeão!!!

Como ninguém é de ferro, fomos almoçar fora e aproveitamos para dar uma “esticadinha” até o Pavilhão de Exposições do Mendes Convention Center, onde está acontecendo a tradicional Feira do Sul Malhas & Cia 2010. O movimento estava fraco, até os expositores estavam reclamando. Daí pensei: “como o dinheiro está caro. Qualquer coisinha custa R$ 50,00. Sabem o quanto eu tenho que trabalhar para embolsar R$ 50,00 por mês? Pois é...

Na verdade, o dinheiro por si só não é absolutamente nada. O seu valor está pura e simplesmente naquilo que ele pode comprar. O dinheiro é apenas um instrumento criado pelas sociedades, através dos governos, com a finalidade de facilitar o processo de troca (antigo escambo). Troca de bens, de serviços, enfim: troca de valores de uma maneira geral.

Antigamente o homem trocava as coisas através do escambo. O sujeito que sabia fazer cobertor precisava consumir sal. O sujeito que extraía sal das minas sentia frio de noite. Assim, eles trocavam um cobertor por dois quilos de sal. Os dois saíam ganhando. E quanto ao dinheiro? Bem, este só veio depois. Dentre outros motivos, ele veio para facilitar que o sujeito do cobertor possa calçar sapatos mesmo que o sapateiro não sinta frio. O dinheiro nada mais é do que um mero instrumento de câmbio. É fundamental que levemos em consideração que o que traz valor econômico numa sociedade (e conseqüentemente, desenvolvimento) é a produção de riqueza. E quando falamos de riqueza, não estamos falando de dinheiro. Estamos falando de tudo aquilo que o dinheiro pode comprar, ou seja, tudo o que tem algum valor - de uso ou de troca - para nós. E é aí que eu acho que os valores estão absurdamente deturpados...

Nos bancos das faculdades, teoricamente aprendemos que o aumento da oferta cresce paralelamente ao aumento da demanda, mas na prática é bem diferente. Se todo mundo tem dinheiro para gastar, os produtores aumentam seus preços, e não a sua produção. Capitalismo Selvagem? Entendam como quiserem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário