"Sou uma mulher madura, que as vezes brinca de balanço.
Sou uma criança insegura, que as vezes anda de salto alto."
(Martha Medeiros)

Este Blog tem por objetivo catalogar minha caminhada nesta jornada diária na busca incessante pelo auto-conhecimento e compreensão das coisas com a ampliação de consciência. Esta tarefa faz parte do meu exercício de auto-disciplina e comprometimento comigo mesma.


Sigo meu caminho, um dia de cada vez, colocando cada coisa em seu lugar, re-organizando aos poucos toda a minha existência. Mas... de que forma??? Condição sine-qua-non ou regra de ouro: Nunca fazer ao outro aquilo que não gostaria que o outro me fizesse. Deixar a ansiedade e o orgulho de lado, controlar o ego e exercitar o perdão.

Simples, mágico e divertido... com certeza!!!

Por fim, decidi fazer um diário emocional onde irei registrar minhas impressões sempre que algo relevante chacoalhar minha estrutura sinestésica feminina, cujo título não podeia ser outro, senão O DIVÃ DE VALERIA KENCHICOSKI.

Valeria Kenchicoski - março/2010.

terça-feira, 11 de maio de 2010

10/05/2010

Housekeeping é uma metodologia de origem japonesa para a organização de quaisquer ambientes, principalmente os de trabalho.
Agendamos para hoje o housekeeping em meu local de trabalho. Eu, particularmente, tenho mania de organização e limpeza (quase um TOC). Em outros tempos eu deixava de sair p/ ficar arrumando a casa, não ia dormir sem lavar a louça, etc... Hoje eu consigo lavar a louça na manhã do dia seguinte e sem culpas!!! O housekeeping faz parte do meu dia a dia. Naturalmente eu aplico o housekeeping em todos os segmentos de minha vida. Fui criada desta forma, minha avó era uma autêntica virginiana... Aprendi que o housekeeping pode ser aplicado em qualquer ambiente, inclusive espaços ao ar livre, residências, pequenos ambientes e até na organização de apenas um armário ou bolsa.
Os propósitos da metodologia são de melhorar a eficiência através da destinação adequada de materiais, especialmente os desnecessários, organização, limpeza e identificação de materiais e espaços e a manutenção e melhoria do próprio 5S. Os 5 Ss são:
• Seiri (整理): Senso de utilização
• Seiton (整頓): Senso de ordenação
• Seisō (清掃): Senso de limpeza
• Seiketsu (清潔): Senso de Normalização
• Shitsuke(躾): Senso de autodisciplina

É incrível como o housekkeping produz resultados favoráveis em qualquer ambiente. Em casa procuro aplicá-lo paralelamente ao Feng-Shui. Independente da crença de cada um, tenho certeza (por experiência própria) que quando aplicamos o housekkeping em qualquer ambiente, automaticamente este housekepping se estende ao nosso eu interior, pois é necessário desorganizar p/ reorganizar. E como existem pessoas resistentes à mudança em nossa volta...
No trabalho, adoro ousar... a ousadia renova minhas energias para uma administração mais democrática e criativa, o que aliás está meio em baixa ultimamente. Sem contar que o simples ato de trocar uma mesa de lugar, pode revelar traços verdadeiros da personalidade de uma pessoa e este tipo de análise é de fundamental importância num ambiente de trabalho.

Gosto muito de assistir a dois programas de TV aparentemente fúteis no canal Discovery Home & Health. São eles: Cada Coisa em seu Lugar e Chega de Bagunça. É incrível a acapacidade de resistência à mudanças, mesmo em possoas que se propõem a passar por tal experiência, elas sofrem... é uma carga emocional muito maluca.
Terminei meu dia exausta fisicamente, porém muito leve espiritualmente. Fechei minha noite com chave de ouro, pois em nosso encontro de GAIA fizemos uma sessão de cinema. Assistimos ao filme AS FILHAS DE MARVIN.
Neste momento, enquanto concluo esta escrita, chove muito lá fora e eu vejo meu filhote dormindo ao meu ladinho em minha cama. Ele é a razão do meu viver, o combustível que me move nesta minha incansável busca pelo crescimento moral e intelectual e me capacita a fazer o impossível. O Arthur é a minha maior riqueza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário