"Sou uma mulher madura, que as vezes brinca de balanço.
Sou uma criança insegura, que as vezes anda de salto alto."
(Martha Medeiros)

Este Blog tem por objetivo catalogar minha caminhada nesta jornada diária na busca incessante pelo auto-conhecimento e compreensão das coisas com a ampliação de consciência. Esta tarefa faz parte do meu exercício de auto-disciplina e comprometimento comigo mesma.


Sigo meu caminho, um dia de cada vez, colocando cada coisa em seu lugar, re-organizando aos poucos toda a minha existência. Mas... de que forma??? Condição sine-qua-non ou regra de ouro: Nunca fazer ao outro aquilo que não gostaria que o outro me fizesse. Deixar a ansiedade e o orgulho de lado, controlar o ego e exercitar o perdão.

Simples, mágico e divertido... com certeza!!!

Por fim, decidi fazer um diário emocional onde irei registrar minhas impressões sempre que algo relevante chacoalhar minha estrutura sinestésica feminina, cujo título não podeia ser outro, senão O DIVÃ DE VALERIA KENCHICOSKI.

Valeria Kenchicoski - março/2010.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

11/05/2010

Uma terça-feira cheia de emoções...

Pela manhã fomos tomar a vacina contra Gripe A + H1N1 em família, tudo muito tranquilo. Depois de deixar meu filho na escola, eu e meu marido seguimos cada um em sua rotina... trabalho, trabalho, trabalho.

Ansiedade à parte, estamos com um processo judicial na vara comercial, que por questões éticas não vou entrar em detalhes, cuja audiência estava marcada para o dia de amanhã... isso mesmo, ESTAVA. Em função de uma greve no poder judiciário em minha cidade, a referida audiência foi transferida para o dia 11 de maio de 2011... não acreditei, estou INDIGNADA até agora!!! Mais um ano sem poder trocar meu carro (objeto principal deste processo). Fiquei tão frustrada que perdi o chão. Este processo está se arrastando desde setembro de 2007 e eu obrigada a ficar com um carro que se deprecia a cada ano, sem poder vendê-lo e/ou trocá-lo. Só não ficou pior ainda, pois as demais partes envolvidas (concessionária e banco), finalmente estão dispostos a fechar um acordo de conciliação. Estou tão cansada desta história toda que aceito qualquer negócio. Quero me livrar definitivamente deste transtorno. Até abri mão dos danos morais, blá, blá, blá...

Ok. Hora de almoçar... almoçar??? Que nada, mulher que é mulher, faz coisas mirabolantes, inclusive troca o almoço por um horário com a manicure. Isso mesmo!!! Recebi nesta manhã um convite p/ participar de um encontro de mães a partir das 18:30h na seguradora Porto Seguro Cia de Seguros Gerais. Sabe aquele convite irrecusável? Pois é. Já que não teve outro jeito, tive que me re-organizar e dar um jeito de ficar linda.
Tudo certo, saí do escritório pontualmente 17:00h, meu horário oficial p/ o término de minha jornada diária de trabalho, conforme estabelecido pela empresa, mas uma raridade de ser cumprido. Quase sempre saio bem depois deste horário. Faz parte, estou me organizando p/ rever isto também, afinal, qualidade de vida é fundamental e cada meia hora perdida na correria da semana, faz toda a diferença... corri p/ casa, tomei banho, me arrumei, fui buscar meu filho na escola às 18:00h, levei-o até o trabalho do meu marido e consegui chegar às 18:35h no evento, mesmo com o trânsito em plena hora do rush.

Foi muito legal. Entre outras coisas, fizemos uma aula experimental de ikebana... nem preciso dizer que AMEI.

Ikebana são arranjos florais feitos seguindo arte e filosofia milenares japonesas sob influência do budismo Zen, que leva o praticante à harmonia interior. Consegue-se essa harmonia através da contínua interação com as plantas que vão resultar numa composição floral. Essa contínua interação com a flor resulta no aflorar e no desenvolvimento da sensibilidade. Assim considerada, a arte da ikebana é ainda uma forma de meditação. Iniciar-se no seu aprendizado é assumir um caminho de autoconhecimento. No passado esta prática esteve associada às oferendas feitas a Buda. Com o passar dos séculos e, principalmente, através de uma nova perspectiva estética elaborada gradativamente nos mosteiros Zen, os arranjos foram se tornando mais simples e menores, sem perder o requinte. Após a Segunda Guerra Mundial ocorreu o crescimento do número de estilos de ikebana pelo mundo. Podemos afirmar que hoje existem cerca de 2 mil estilos, cada qual com seus nomes e esquemas particulares. Em uma ikebana, além do aspecto estético, há muita filosofia plantada. Quem as faz ou apenas as aprecia acredita que a interação com as plantas propicia ao homem levar uma vida mais harmônica consigo mesmo e com o mundo. Nos ambientes, diz-se que as ikebanas afastam maus fluidos. 'O mal não gosta de flores', dizia Mokiti Okada (l882-1955), idealizador do estilo sanguetsu, criado na década de 40: “Aqueles que possuem o desejo de se igualar à beleza das flores são portadores de corações que a elas se assemelham”. Segundo Mokiti Okada, a fonte do desenvolvimento de tudo o que existe na natureza está na triologia Sol, Lua e Terra. As ervas e as árvores vivem graças à força desses elementos, adaptando-se ao clima, mantendo a ordem e manifestando sua originalidade. Devemos polir os nossos sentimentos, refiná-los a tal ponto que consigamos perceber a maravilha dessas forças, a harmonia que se estabelece a partir de suas fontes em relação umas com as outras. Fontes que nos sujeitam, mesmo que não percebamos isso, às leis da perfeita ordem da natureza.

Voltei p/ casa feliz da vida e com o arranjo de ikebana que eu mesma fiz com a flor lisianthus (lisianto), cujo significado é Poder e Sofisticação...

Nenhum comentário:

Postar um comentário