"Sou uma mulher madura, que as vezes brinca de balanço.
Sou uma criança insegura, que as vezes anda de salto alto."
(Martha Medeiros)

Este Blog tem por objetivo catalogar minha caminhada nesta jornada diária na busca incessante pelo auto-conhecimento e compreensão das coisas com a ampliação de consciência. Esta tarefa faz parte do meu exercício de auto-disciplina e comprometimento comigo mesma.


Sigo meu caminho, um dia de cada vez, colocando cada coisa em seu lugar, re-organizando aos poucos toda a minha existência. Mas... de que forma??? Condição sine-qua-non ou regra de ouro: Nunca fazer ao outro aquilo que não gostaria que o outro me fizesse. Deixar a ansiedade e o orgulho de lado, controlar o ego e exercitar o perdão.

Simples, mágico e divertido... com certeza!!!

Por fim, decidi fazer um diário emocional onde irei registrar minhas impressões sempre que algo relevante chacoalhar minha estrutura sinestésica feminina, cujo título não podeia ser outro, senão O DIVÃ DE VALERIA KENCHICOSKI.

Valeria Kenchicoski - março/2010.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

24/05/2010

Mais uma semana se inicia e eu numa total letargia, ainda sob o efeito dos medicamentos e inalações do final de semana. Mas, o tempo urge e o dever me chama... liguei minhas turbinas e reiniciei minha HD cerebral. Meu organismo teve de, numa curta fração de tempo, reajustar seus ponteiros para voltar à labuta cotidiana.

Estou em meu momento PEDRA NÃO FALA.

Para quem ainda não sabe, instintivamente aciono minha personalidade “pedra não fala” quando algo está no meu limite e eu já esgotei todo o meu latim tentando encontrar uma saída.
Pedra não fala é o contrário de “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”. Literalmente, “pedra não fala” é sinônimo de desprezo, deixar como está para ver como fica, tirar o pé do acelerador e seguir na banguela.

SEMPRE DÁ CERTO!!!

Mais cedo ou mais tarde, tudo se resolve. É um processo de decantação, onde se separam o joio do trigo. Neste momento encontro minhas respostas...

A melhor forma de ilustrar meu dia de hoje (profissionalmente falando) é partilhar o texto a seguir:

“Oito horas da noite, atrasado, o casal segue para um jantar na casa de amigos. Tanto o endereço quanto o caminho são novos, mas a esposa teve o cuidado de conferir o mapa antes de sair.
O marido dirige, enquanto ela o orienta e pede para que vire na próxima rua à esquerda, porém ele tem certeza de que deve virar à direita. Uma pequena discussão se inicia, mas ela deixa que ele decida o que fazer. Ele então vira à direita, mas percebe que estava errado. Com certa dificuldade, ele admite o erro, enquanto faz o retorno. Neste momento sua esposa sorri e diz:
- Meu bem, não há nenhum problema em chegar um pouquinho atrasado.
- Mas se você tinha tanta certeza de que eu estava tomando o caminho errado, porque não insistiu um pouco mais? – Perguntou o marido.
- Bem, entre ter razão e ser feliz, eu prefiro ser feliz. Nós estávamos à beira de uma discussão, e se eu insistisse um pouco mais, teríamos estragado nossa noite”.

Metáforas como esta fazem parte do livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach. Inteligência Emocional é a capacidade de manipularmos nossas emoções de forma que elas trabalhem a nosso favor e nos levem o mais perto possível de nossas metas, afinal, faz muito tempo que optei em ser feliz ao invés de ter razão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário